AJUPM | CENTRO DE APOIO AOS POLICIAS MILITARES

Historinha

Ídolos do esporte nacional narram suas trajetórias em livro infantil

Janeiro 27
00:00 2012

César Cielo, antes de começar a nadar, praticava judô. E Oscar, veterano do basquete, comprava bolinhas de gude a preço de banana e vendia mais caro para seus colegas, quando criança. Já Luisa Parente, da ginástica artística, ia se chamar Olímpia, de tão ligada ao esporte que sua família era.

Essas e outras histórias de grandes ídolos do esporte nacional são apresentadas no livro "Manual do Pequeno Atleta", em uma parceria da editora Casa da Palavra com o selo COB Cultural, do Comitê Olímpico Brasileiro.

Na obra, que mistura realidade e ficção, um grupo de crianças moradoras de um mesmo bairro descobre uma quadra abandonada e parte para uma investigação do que já aconteceu naquele espaço. Durante esse processo, a turma do Tico --nome pelo qual a garotada é conhecida-- vai descobrindo e entrando em contato com as histórias de infâncias dos atletas reais, desvendando como eles foram apresentados ao esporte.

Apesar de classificado como infantil, o livro tende a agradar pessoas de todas as idades, especialmente os apaixonados por esporte. Nas quase 200 páginas da publicação de autoria da jornalista esportiva Rosane Araújo --escrita com a colaboração de Silvia Marta Vieira e ilustrada por Axel Sande-- estão estampadas as trajetórias de 18 atletas: César Cielo e Gustavo Borges, representando a natação; Janeth e Oscar, do basquete; os tenistas Fernando Meligeni e Guga; Bruno Souza e Meg, do handebol; o judoca Flávio Canto; Maurren Maggi e Claudinei Quirino, do atletismo; Luisa Parente e Diego Hypólito, da ginástica artística; Paula Pequeno, Tande e Emanuel, vestindo a camisa do vôlei (de quadra e de praia); Natália Falavigna, do taekwondo; e o jogador Zico, o galinho que tantas alegrias deu ao Brasil com a bola nos pés.

Fonte:Folha de São Paulo

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados **

Artigos populares

Patos:

0 comentarios

Paraíba:

0 comentarios

Bahia:

0 comentarios

João Pessoa:

0 comentarios

Salvador:

0 comentarios

Maranhão:

0 comentarios

PMPI:

0 comentarios

IRPF 2018:

0 comentarios

Categorias