AJUPM | CENTRO DE APOIO AOS POLICIAS MILITARES

Outubro Rosa:

Diagnóstico precoce é ponto essencial para combater o câncer de mama

Outubro 02
08:46 2017

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante esse mês, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo expandido para diversas localidades no mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A campanha incentiva a realização dos exames periódicos e busca por tratamento ainda no início da doença. Diversas ações são realizadas, principalmente, as tradicionais corridas e caminhadas em vários locais durante o período para chamar a atenção da sociedade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa  de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano.

Importância do autoexame

O auto-exame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o auto-exame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres. A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do auto-exame. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores.

O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas. 

Algumas das precauções que podem ser tomadas são: fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o auto-exame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc. 

O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados **

Artigos populares

Alagoinhas:

0 comentarios

URV:

0 comentarios

Pernambuco:

0 comentarios

Paraíba:

0 comentarios

Direito:

0 comentarios

Bahia:

0 comentarios

João Pessoa:

0 comentarios

Campo Formoso:

0 comentarios

Categorias