AJUPM | CENTRO DE APOIO AOS POLICIAS MILITARES

Museu da PM

PM PE preserva seus 186 anos de História

Abril 13
00:00 2012

O Museu da PM PE, em Recife, registrou esse mês seu milésimo visitante desde que voltou às atividades em junho do ano passado. A visita número mil foi do aluno Eduardo, que ganhou um livro de autoria do historiador e escritor, coronel da reserva remunerada Carlos Bezerra. O aluno fazia parte de um grupo estudantil do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco que foi ao museu dia 3.

A reinauguração do museu proporciona uma freqüência assídua de vários segmentos da sociedade. Com muitas curiosidades históricas da Corporação, o espaço é rico em material da polícia que foi utilizado na época do cangaço como armamentos, medalhas, fotografias e fardas. São 186 anos da história da Polícia Militar de Pernambuco resgatados e preservados pelo museu.

HISTÓRICO - Fundado através de decreto assinado em 09 de junho de 1978, pelo então Governador do Estado, José Francisco de Moura Cavalcanti, o museu inicialmente não possuía prédio próprio, funcionando no Forte das Cinco Pontas e no Quartel do Derby. Posteriormente ganhou uma sede localizada na rua Tabira, bairro da Boa Vista, onde funcionou até o ano de 1997. “Hoje o museu reflora como a flor do mandacaru ao receber os primeiros pingos de chuva no sertão. Aqui temos retratada a história de homens que deram o sangue pela sociedade pernambucana”, afirmou o coronel e historiador pernambucano, Carlos Bezerra Cavalcanti.

Com o apoio da Corporação e da Associação dos Amigos da Briosa – SABRI, o museu foi reinaugurado e tem como missão registrar, preservar e expor a história da PMPE aos seus integrantes e à sociedade, com o intuito de perpetuar sua quase bicentenária existência, utilizando a memória para trabalhar positivamente sua imagem. Em suas palavras o comandante geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, agradeceu o emprenho de todos que colaboraram na reinauguração. “Sem passado, não há futuro. Todos que participaram e ajudaram para que nossas lutas e glórias pudessem ser lembradas estão de parabéns. Essa é nossa homenagem a todos que fizeram e fazem a história da PMPE no Estado e no Brasil”, reforçou Lira.

Além de fardamentos utilizados pela PM durante seus 186 anos, o acervo reúne, dentre outras peças, fotografias, medalhas e documentos históricos da corporação. O Museu também apresenta materiais importantes como espadas, punhais, garruchas, espingardas, fuzil mosquetão e metralhadoras, por exemplo. Estas e outras ferramentas exemplificam a atuação dos militares em diversas épocas da história de lutas pernambucanas. “Somos guerreiros por natureza, o povo pernambucano é aguerrido. Não é a toa que somos chamados de Leão do Norte. O que vemos aqui é uma Corporação unida, de mãos dadas, buscando resgatar a bela história da PMPE agregando fatos novos aos marcos gloriosos de Pernambuco”, afirmou Tavares Lira.

Pelos serviços prestados à Corporação e colaboração na reinauguração do museu, o subtenente Delmiro da Silva foi homenageado por sua luta em guardar as relíquias da Polícia Militar. “É com grande satisfação e alegria que recebo esta homenagem”, disse emocionado Delmiro.

Endereço do Museu: Batalhão de Polícia de Choque, rua Benfica, bairro da Madalena. Recife-PE.

Visitação: Visitas podem ser agendadas pelo telefone: 3181 1927, com funcionamento das 9h às 12h.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados **

Artigos populares

Recife:

0 comentarios

GAP V:

0 comentarios

BGO:

0 comentarios

Antiguidade:

0 comentarios

Ato de bravura:

0 comentarios

Alagoas:

0 comentarios

GAP V:

1 comentarios

Bahia:

0 comentarios

Categorias